8.11.15

Ghost, o manequim invisível

Usar manequins para as imagens de produto é uma maneira eficiente e de baixo custo para promover a roupa.
Mas fotografar vestuário não é uma tarefa tão fácil quanto parece! É preciso ter paciência e dedicação. Hoje as marcas, com o aumento do e-commerce, investem cada vez mais em boas fotografias para a promoção do artigo para venda.

Existem várias maneiras para fotografar roupa…

ROUPA COM MANEQUIM 
A peça de roupa ou a produção de um look é feita sobre o manequim, e a foto feita em estúdio. A luz mais uma vez, junto com o fundo, é muito importante para não apagar cores como o branco. Hoje existem vários modelos de manequins, vale a pena ousar num modelo mais moderno. 


ROUPA COM MANEQUIM INVISÍVEL 
Uma excelente alternativa é criar um efeito fantasma no manequim. Na minha opinião, a melhor!
A imagem tem efeito tridimensional. Consegue-se ver a parte interna da roupa, mantendo o formato do corpo do manequim. Dá bastante trabalho, porque são feitas várias imagens que serão sobrepostas na pós-produção… mas o efeito é fantástico, não?! Este estilo é o mais usado atualmente. 
Este manequim apresenta-se com partes removíveis, pois assim é possível configurá-lo para cada tipo de roupa. Se precisarmos de tirar uma foto a uma camisa com decote profundo em V? Basta remover o módulo pescoço.
As fixações por íman permitem ajustar o manequim em relação à peça a fotografar, com facilidade, para ser rápido o manuseamento.
Manequins em branco mate tendem a ser não-reflexivos, com fundos brancos, o que tornará a edição da imagem uma tarefa muito mais fácil.


ROUPA FLAT 
As roupas são fotografadas sobre uma superfície plana, mas é preciso técnica para o posicionamento das peças.


ROUPA PENDURADA EM CABIDES 
Aqui dá para criar um estilo bem personalizado, conforme a produção das roupas e o tipo de peça. Vale deixar o cabide aparecer ou não, brincar com o fundo e iluminação. 


ROUPA COM MODELOS
Não posso deixar de falar sobre as fotos feitas com as modelos de carne e osso… mas elas não caracterizam o still life. Para quem adota este estilo, vale lembrar que o custo da modelo deverá ser incluso nos gastos. Mas muitas marcas aproveitam as fotos feitas para catálogos, campanhas e lookbook para a venda virtual das peças. 



Colaborem, comentem, critiquem, enviem sugestões.

Essa é a melhor parte do nosso trabalho. Aguardam-se Senhorasideias!

3 comentários: